quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Conheça sobre o Curso Secretariado Executivo e Tecnólogo

Bacharel ou Tecnólogo em Secretariado Executivo

Mas afinal é melhor fazer Tecnólogo ou Bacharel? Esta questão costuma gerar polêmica entre os  profissionais da área, além de causar uma série de dúvidas e contestações. 


Minha sugestão é que primeiro passo seja entender as diferenças entre as duas habilitações. 

Segundo o site Guia do Aluno:

Os cursos de bacharelado fornecem ao aluno conhecimentos para que ele seja capaz de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de liderança, autonomia e senso de organização, em tarefas administrativas, financeiras, de recursos humanos, vendas e marketing. A formação básica inclui responsabilidade social, finanças e contabilidade. A parte humanística também é grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação empresarial, protocolo e etiqueta. O estágio supervisionado é obrigatório, e a maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso. 

O curso tecnológico é focado em automação de escritório, que inclui armazenamento de dados, transferências eletrônicas, gerenciamento de informações de negócios e na assessoria para diretores e executivos, com marcação de reuniões e até assessoramento para assuntos particulares. A base teórica traz disciplinas ligadas à administração. No primeiro ano, aprendem-se técnicas de secretariado, cerimonial, protocolo e etiqueta, ética profissional e relações públicas. Também fazem parte do currículo disciplinas voltadas para a contabilidade, documentação e arquivo. Aulas de inglês técnico e redação comercial em português ocupam mais de um terço da carga horária, mas o aprendizado de línguas têm um peso menor se comparado a um curso de bacharelado. Para se formar é necessário realizar estágio e fazer um trabalho de conclusão de curso. 

Penso que como o curso Bacharel tem uma formação mais generalista, o profissional encontra mais possibilidades no mercado de trabalho, uma vez que, segundo a opinião de alguns especialistas, as oportunidades exigem uma visão mais ampla e com isso há mais vagas para esse tipo de graduado. 

É também verdade que a graduação tecnológica está em crescimento no País, principalmente porque tem contribuído para suprir a demanda do mercado de trabalho. 

Entretanto, corroboro com Max Gehringer que afirma: 

“Existe ainda um grande desconhecimento por parte do profissional de recursos humanos sobre o que é o curso tecnológico. Na disputa conta um candidato que estudou em uma faculdade convencional, às vezes o tecnólogo sai perdendo. Se os dois candidatos não tiverem nenhuma experiência profissional anterior, ainda há uma escolha pelo bacharel. Em resumo, a diferença entre um curso superior de bacharel e um curso tecnológico é o tamanho do alvo. No mercado de trabalho, quem faz um curso mais longo poderá mirar em vários setores do alvo. Quem faz o curso tecnológico terá que acertar na mosca, conclui Max Gehringer”. (a parte grifada é de minha autoria)

E então, quais são seus planos para o futuro?

Se quiser conhecer mais sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo “Características dos cursos superiores de Tecnologia e Bacharelado em secretariado: um estudo com base na interpretação das diretrizes curriculares” disponível no site da Revista de Gestão e Secretariado
 

Nenhum comentário: