sexta-feira, 4 de abril de 2014

O que impulsiona os profissionais a mudarem de emprego

Autor: Caio Lauer
      
 Mudança de empregoAquele modelo de carreira no qual permanecer por anos em uma empresa era sinônimo de sucesso, está com os dias contados. A nova movimentação do mercado, impulsionada pela chamada geração Y, acontece de maneira extremamente dinâmica e, atualmente, os profissionais é quem delegam suas trajetórias.
De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho no ano passado com mais de 50 mil respondentes de todo o país, os principais motivos para aceitar uma nova proposta de emprego são a perspectivas de plano de carreira e crescimento na empresa (28,6%), seguidos de um salário mais atrativo e pela busca de maiores e novos desafios, com 23,2% e 14,3%, respectivamente.
Outros fatores citados, com menores índices, foram: possibilidade de mudança de área, proximidade entre casa e trabalho, reputação da empresa, possibilidade de subir de nível hierárquico e pacote de benefícios mais atrativo.
Segundo Marcelo Cardoso, consultor e coach da RM1, hoje os profissionais mudam de trabalho por dar preferência a um salário de R$ 200, R$ 300 maior. “Isso acontece porque a vontade de crescer na carreira, independentemente das condições que as empresas dão, e a gana de criar cada vez mais independência financeira, fazem as pessoas migrarem para organizações onde se sentem mais desafiadas, em diversos sentidos”, contextualiza.
Quer saber quanto o mercado está pagando para seu cargo? Acesse o Guia de Profissões e Salários da Catho e conheça as médias salarias praticadas em todo o Brasil. É grátis!

Hora de mudar?

A oferta de trabalho está maior, impulsionada pelo número de atividades que se multiplicaram nos últimos anos. As novas tecnologias e a internet fizeram com que um novo e gigantesco mercado surgisse e amadurecesse, o que colaborou para uma mudança brusca do cenário de emprego em todo o mundo.
Os profissionais buscam por novas e desafiadoras oportunidades, mas precisam saber qual é o momento certo para trocar de emprego. Questões como aquecimento do mercado, satisfação pessoal e qualidade de vida precisam ser colocadas na ponta do lápis.
Hora de mudar?“A falta de interesse nas atividades do dia a dia, não se sentir mais tão integrado com a equipe e até mesmo o adoecimento, são fortes indícios de que aquele não é mais o lugar ideal para desenvolver a profissão”, indica Vera Lorenzo, coach de carreira.
Ainda para ela, quando também não há uma perspectiva de aumento e, muitas vezes, se os valores praticados pelo mercado são maiores do que o salário atual, “talvez seja a hora de mudar”.

Influência das empresas

No momento de reflexão sobre a mudança de emprego, uma conversa franca com o gestor direto é fundamental – é ele quem precisa dar o apoio necessário para a ocasião, e até mesmo tentar reter seu subordinado.
Conversar sobre ações e tarefas que possam mudar para melhorar o quadro atual é saudável, não só para o profissional, mas também para o clima organizacional como um todo.
“Muita gente só procura o líder para comunicar algum tipo de insatisfação já em um estágio insustentável. É recomendável ter um diálogo aberto, para que qualquer tipo de reclamação seja comunicada com naturalidade”, comenta Vera.
A coach acrescenta que as empresas falham ao não oferecerem uma política de retenção de talentos que valorize, efetivamente e individualmente, os funcionários, principalmente no quesito plano de carreira, algo que precisa estar bem definido para que os profissionais se sintam seguros onde estão atuando.
 

abs,

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Estude no IFB – 1.430 vagas ofertadas em cursos gratuitos

Publicado em Quarta, 02 Abril 2014 14:41
 
O Instituto Federal de Brasília (IFB) divulgou os editais para preenchimento de 1.430 vagas de cursos gratuitos. As oportunidades são para início das aulas no segundo semestre de 2014 – exceto para o curso de Espanhol Básico para a Terceira Idade, ofertado pelo Campus Ceilândia, que tem previsão de início ainda neste primeiro semestre.
As vagas estão divididas em diversas modalidades. Veja, abaixo, qual a modalidade e o curso que mais se encaixa com seu perfil.

Cursos Técnicos Presenciais - 968 vagas
Quantidades de Vagas: 968;
Vagas nos Campi:  Brasília, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Taguatinga e Taguatinga Centro;
Inscrições: das 8h do dia 7 de abril até às 18h do dia 25 de abril - totalmente online;
Requisitos: Ensino Médio Completo;
Forma de seleção: Sorteio Eletrônico;
Duração dos cursos: 2, 3 e 4 semestres (dependendo do curso);
Início das aulas: Segunda quinzena do mês de julho;
Quadro de vagas e mais informações: Clique aqui.

Cursos Técnicos a Distância - 195 vagas
Quantidades de Vagas: 195;
Vagas nos Campi:  Riacho Fundo e Samambaia;
Inscrições: das 8h do dia 7 de abril até às 18h do dia 25 de abril - totalmente online;
Requisitos: Ensino Médio Completo;
Forma de seleção: Sorteio Eletrônico;
Duração dos cursos: 4 semestres;
Início das aulas: Final do mês de julho;
Quadro de vagas e mais informações: Clique aqui.

Cursos Superiores - 112 vagas
Quantidades de Vagas: 112;
Vagas nos Campi:  Brasília, Planaltina e Riacho Fundo;
Inscrições: das 8h do dia 7 de abril até às 18h do dia 25 de abril - totalmente online;
Requisitos: Ter Ensino Médio completo e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em umas das edições de 2013, 2012 ou 2011. Para o curso de Licenciatura em Dança, também será realizado um teste de habilidades específicas;
Forma de seleção: Nota do ENEM;
Duração dos cursos: 6 ou 8 semestres (dependendo do curso);
Início das aulas: Final do mês de julho ou início de agosto (dependendo do curso);
Quadro de vagas e mais informações: Clique aqui.

Curso Técnico Integrado em Artesanato– Modalidade PROEJA - 36 vagas
Quantidades de Vagas: 36;
Vagas nos Campus: Taguatinga;
Inscrições: das 8h do dia 7 de abril até às 18h do dia 25 de abril - totalmente online;
Requisitos: Ter Ensino Fundamental completo e mais de 18 anos;
Forma de seleção: Sorteio Eletrônico;
Duração dos cursos: 6 semestres;
Início das aulas: Segunda quinzena de julho;
Quadro de vagas e mais informações: Clique aqui.

Curso de FIC – Espanhol Básico para Terceira Idade - 30 vagas
Quantidades de Vagas: 30;
Vagas nos Campus: Ceilândia;
Matrículas: 31 de março a 11 de abril - presencialmente;
Requisitos: Ter, no mínimo, 6.ª séria do Ensino Fundamental e mais de 60 anos;
Forma de seleção: Ordem de matrícula;
Carga Horária do curso: 45 horas;
Início das aulas: Neste primeiro semestre de 2014;
Quadro de vagas e mais informações: Clique aqui.
 
Transferência Externa e Portador de Diplomas – Cursos Superiores – 89 vagas
Quantidades de Vagas: 89;
Vagas nos Campus: Gama, Planaltina e Taguatinga Centro;
Matrículas: 7 a 30 de abril - presencialmente;
Início das aulas: Final do mês de julho ou início de agosto (dependendo do curso);
Quadro de vagas e mais informações: Clique aqui.

Visita Técnica no Instituto Embelleze, alunos do IFB curso Recepcionista 1º / 2014

Bom Dia....
Os alunos do Curso Recepcionista do IFB campus Taguatinga, tiveram a oportunidade de uma Visita Técnica com direito a Aula de Maquiagem, no Instituto Embelleze em Brasília-DF.
Alunos do 1º Semestre 2014
Disciplina Técnica de Recepção
Tema da Aula: Etiqueta e Imagem Pessoal












abs,Marcilene

segunda-feira, 31 de março de 2014

UFG oferece cursos a distância no Vestibular 2014-2

Atualizado em 31/03/14 07:49.    

Licenciaturas em Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Física e Matemática a distância serão oferecidas no Processo Seletivo de maio

A UFG vai oferecer em seu próximo Vestibular 655 vagas para cursos de licenciatura a distância, distribuídos em 10 municípios do Estado de Goiás. Serão oferecidas vagas para os cursos de Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Física e Matemática (veja a distribuição das vagas ao final da notícia).
As provas do Processo Seletivo 2014-2 serão realizadas em maio e junho deste ano. As inscrições para o exame serão realizadas de 8 a 24 de abril e o edital com as normas para obter isenção da taxa de inscrição já foi lançado no endereço eletrônico: www.vestibular.ufg.br
Confira os cursos de licenciatura a distância oferecidos no Vestibular 2014-2 da UFG:
- Artes Cênicas
Unidade Acadêmica responsável: Escola de Música e Artes Cênicas
Polos: Alexânia, Cezarina, Inhumas, Uruaçu.
Vagas: 200 (50 por polo)
Encontros Presenciais Quinzenais
- Ciências Biológicas
Unidade Acadêmica responsável: Instituto de Ciências Biológicas
Polos: Goianésia, Goiás.
Vagas: 95 (65 em Goianésia, 30 em Goiás)
Encontros Presenciais Quinzenais
- Física
Unidade Acadêmica responsável: Instituto de Física
Polos: Aparecida de Goiânia, Goianésia, Inhumas.
Vagas: 110 (40 em Aparecida de Goiânia, 40 em Goianésia, 30 em Inhumas)
Encontros Presenciais Mensais
- Matemática
Unidade Acadêmica responsável: Câmpus Catalão
Polos: Águas Lindas, Alto Paraíso, Cezarina, Uruaçu e Uruana.
Vagas: 250 (50 por polo)
Encontros Presenciais Quinzenais
 
 
abs,Marcilene

Admitir erros e pedir ajuda é positivo para a carreira


 
Em conversa com um grande amigo, ele me falou de um conselho que ouviu muitas vezes de seu pai: “Não tenha medo de dizer ‘eu não sei’, ‘eu errei’ “.
 
A vida seria mais simples se aprendêssemos desde cedo a admitir, sem medo, nossas falhas e limites – até publicamente, se preciso. Mas devemos reconhecer que essa é uma atitude difícil para a maioria das pessoas, principalmente nas relações de trabalho. Ali não há escolha, a não ser conviver com o jogo político, por vezes sofisticado ou até mesmo perverso. Ademais, a autodefesa faz parte da natureza humana.
 
Não se pode ignorar, no entanto, o fato de que quando alguém admite publicamente deficiências suas que são relevantes para o desempenho da equipe, o efeito sobre o grupo é justamente o contrário do que se teme. Passamos a confiar mais nessa pessoa e em seu trabalho. Mais do que isso, encontramos “brechas” de colaboração.
 
Ao contrário do que reza o senso comum, a coragem de dizer “não sei”, “não fiz”, “me equivoquei” ou “preciso de ajuda” pode ter, na verdade, um efeito fortalecedor sobre as pessoas: faz pensar e agir. Sobretudo em se tratando de líderes.
 
A falta dessa consciência se reflete em diversas atividades da empresa. Tomo como exemplo o processo seletivo. Os candidatos ouvem maravilhas dos entrevistadores sobre a organização. Faz-se um claro movimento para encantá-los e atraí-los. Eles, por sua vez, são supertreinados para encantar seus entrevistadores. Têm as respostas na ponta da língua – e entre elas não estão o “não sei”, o “errei”… De nenhum dos lados dá-se oportunidade para uma conversa mais franca.
 
Aí começa o problema. O candidato é aprovado, torna-se colaborador, executivo, funcionário – seja qual for a denominação usada na organização – e logo começa a perceber que a realidade é diferente daquela tão bem vendida no processo seletivo. E, não raramente, na empresa também se tem a percepção de que as competências e entregas do tão desejado candidato já não são tão diferenciadas.
 
Uma das grandes dificuldades da seleção, no sentido de não se alcançar o desempenho esperado, provém dessa prática de lorotas, da falta de franqueza de ambas as partes. A transparência no processo de seleção pode levar um candidato talentoso a se sentir genuinamente desafiado e motivado. Ele saberá que não se espera dele as competências de um super-herói.
 
Como líder, poderá admitir seus limites e permitir que sua equipe agregue competências às dele, no espírito de “um mais um é mais do que dois”. É óbvio que para isso, seja na seleção, seja na atuação como executivo, não se deve parar no “não fiz”, “me equivoquei”, “preciso de ajuda”. Admitida a falha, deve-se mudar o curso das coisas.
 
É preciso despir-se da arrogância típica dos bem-sucedidos. Reconhecer não apenas as forças, mas igualmente as fraquezas, é uma competência básica, que considero clássica, e que perpassa todos os movimentos da vida, profissional ou pessoal.
 
Nos processos de seleção – nosso exemplo aqui-, essa competência deve ser enfatizada já no momento de criação de expectativas. Isso ajudará a regular positivamente as relações ao longo da convivência.
 
Que tal encarar esse desafio? Dê a você mesmo a chance de mudar, de saber a hora de admitir que, como todas as pessoas, você não é perfeito em tudo. Você pode levar essa experiência para sua vida pessoal. Se é pai ou mãe, propicie aos seus filhos esse aprendizado. Incentive-os a desenvolver a rara qualidade de saber dizer “eu não sei” ou “eu errei”. Isso certamente os ajudará a se fortalecerem como indivíduos e a construírem um futuro mais leve e muito melhor.
 
Betania Tanure é doutora e professora da PUC Minas e consultora da BTA
 
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